Câmara Itinerante leva serviços sociais e reunião dos vereadores de Ouro Preto para Engenheiro Corrêa

Nessa terça-feira (5), foi realizada a Câmara Itinerante em Engenheiro Corrêa. As atividades e a reunião ordinária dos vereadores aconteceram na Escola Municipal José Estevam Braga.

Foram oferecidas à comunidade as ações do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e de parceiros, como confecção de carteiras de identidade; orientações com o Programa de Atenção ao Idoso; cortes de cabelo; Programa de saúde da família; exames de vistas (optometria); serviço de assistência jurídica; emissão de CPF; alistamento da Junta Militar; orientações sobre direitos das pessoas com deficiência; Conselho Tutelar e brinquedos para as crianças. No total, foram realizados 183 atendimentos, sendo o exame de vista (optométrico) o serviço mais procurado, com 54 exames.

O morador José Carlos Bretas, que utilizou os serviços de exame de vista e corte de cabelo, destacou, “fui muito bem recebido e esta iniciativa é muito importante para a comunidade, pois é uma forma de todos participarem”.

Para o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT), “a Câmara Itinerante teve a participação de muitos moradores, os serviços foram muito positivos, com cerca de 150 pessoas atendidas. Percebemos uma comunidade mais unida, com esperanças renovadas, mesmo com as dificuldades que o município passa. Isso é muito importante para que novas parcerias, entre o Legislativo, Executivo e comunidade aconteçam”, destaca.

A coordenadora da Escola Municipal José Estevam Braga, Tatiana Gomes, destacou a importância da realização do programa: “Só temos a ganhar, eu falo com a nossa equipe para estarmos recebendo muito bem as pessoas que estão aqui para trazer vários serviços, que às vezes, não tem como as pessoas se deslocarem para outros lugares devido a distância. A comunidade só tem a ganhar com a Câmara Itinerante, porque Ouro Preto é grande e necessita desse programa”.

Reunião dos vereadores:

Após a realização das atividades, os vereadores realizaram a reunião ordinária, quando os moradores puderam utilizar a Tribuna Livre para reivindicar melhorias para o local.

Para a vereadora Regina Braga (PSDB), “Engenheiro Corrêa é uma região, assim como Miguel Burnier e Motta, que precisa de um olhar especial do Executivo. Precisamos de ver a questão da infraestrutura, do esgoto, a construção de uma quadra. Também, é o único distrito que não tem uma rede de telefonia móvel. Além disso, precisamos ver a questão econômica, que pode ser feita através do turismo, para gerar empregos e renda para a população”.

O geógrafo e morador do distrito, Fabrício Guilherme, utilizou a Tribuna Livre e destacou que “a questão do saneamento básico é uma questão de saúde e nos períodos chuvosos o problema intensifica. Assim, sabendo da dificuldade do Poder Executivo, uma das soluções seria a criação de parcerias público-privadas para minimizar os custos, para que talvez assim possa solucionar esse problema no distrito”. Fabrício ainda destacou que é preciso fazer a despoluição do córrego da Sardinha para que haja a despoluição das cachoeiras do distrito, e dessa forma atrair turistas para o local.

Além do saneamento básico, outras reivindicações feitas pelos moradores foram: melhorias na estrada que dá acesso ao local e o apoio dos parlamentares para a busca do desenvolvimento do turismo em Engenheiro Corrêa. Dessa forma, ao final da reunião os vereadores fizeram um requerimento solicitando ao Executivo melhorias para as estradas que dão acesso ao distrito, e também uma indicação solicitando a criação de projetos na área ambiental e busca por parcerias público-privadas para alavancar a economia, especialmente pelo turismo na região.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontece no dia 12 de setembro, terça-feira, em Santo Antônio do Salto, na Escola Municipal Aleijadinho, somente com a reunião ordinária, que está marcada para 16h.