Terça, 22 Outubro 2013 00:51

Vereadores da Câmara de Ouro Preto participam de Audiência Pública sobre a Rodovia dos Inconfidentes

(0 votos)

14/11/2013

Os vereadores da Câmara de Ouro Preto participaram ativamente da Audiência Pública realizada no dia 14 de outubro, no Salão Paroquial de Cachoeira do Campo.

A audiência foi solicitada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e teve a finalidade de debater o problema da falta de segurança enfrentado na área urbana do trecho conhecido como Rodovia dos Inconfidentes da BR-356, devido ao tráfego de veículos.

Dentre as principais reivindicações dos cachoeirenses está a construção de uma passarela e a implantação de semáforos. “Queremos que o problema seja resolvido por meio de uma obra definitiva e que não seja um projeto paliativo”, destaca o morador do distrito, Denílson da Costa. Representantes da cidade de Itabirito também reivindicaram melhorias para o trecho à margem do município.

O deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB) ressalta que a audiência foi extremamente importante e a questão da BR-356 é um problema grave. “Isso precisa ser resolvido com urgência, nós não podemos mais aguentar essa situação já que a população está sofrendo. Estamos perdendo vidas com esse problema sério de trânsito”, avalia o deputado. Segundo ele, o debate visa alertar o governo federal, estadual e municipal, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para uma solução imediata.

Durante a reunião, foi estabelecido um prazo de 30 dias para que seja feita uma nova visita técnica da Comissão da ALMG ao local. Na ocasião, será averiguado se os pedidos foram atendidos. Caso o DNIT não atenda às reivindicações, será feita uma representação ao Ministério Público Estadual e Federal e também uma convocação ao superintendente regional do Departamento.

O vice-presidente da Câmara de Ouro Preto, Wander Albuquerque (PDT), ressalta que a benfeitoria na Rodovia dos Inconfidentes é uma reivindicação antiga dos vereadores e a expectativa é que ela seja finalmente atendida. “As reivindicações são as mesmas que nós vereadores temos feito há vários anos, não só desse mandato, de outros mandatos também. Dentro de 30 dias terá novamente uma reunião da Comissão de Transporte da Assembleia e esperamos que o DNIT já traga alguma solução em caráter de urgência”, afirma o parlamentar. Os vereadores salientaram a importância da construção de trevos e implantação de radares eletrônicos na área urbana da rodovia.

“A gente espera que esses esforços que foram somados com esta Audiência Pública, que reuniu a Assembleia Legislativa, o Executivo e o Legislativo de Ouro Preto e Itabirito, possam promover as intervenções necessárias ao longo do trecho da BR 356”, avalia a vereadora Solange Estevam (PPS). “Na Avenida Pedro Aleixo, em Cachoeira do Campo, vemos um trânsito complicadíssimo e grande dificuldade no tráfego de pedestres. Em Coelhos, que é o local onde eu moro, há uma escola próximo à rodovia e sugeri que sejam recolocadas as placas que sinalizavam a área escolar, uma vez que essa rodovia foi reformada e retiraram essa referência", pontua a edil. "Vejo os trevos de Amarantina e da Bocaina como prioridades na rodovia e até hoje não foram solucionadas", conclui.

Os vereadores Alysson Gugu (PPS), Chiquinho de Assis (PV), Dentinho da Rádio (PT), José Maria Germano (PSD) e Nicodemos Matos (PTdoB) também marcaram presença no evento.

Lido 1495 vezes Última modificação em Sexta, 08 Novembro 2013 19:12